domingo, 14 de dezembro de 2008


Hipocrisia: A hipocrisia é o ato de fingir ter crenças, virtudes e sentimentos que a pessoa na verdade não possui. A palavra deriva do latim hypocrisis e do grego hupokrisis, ambos significando a representação de um ator, atuação, fingimento (no sentido artístico). Essa palavra passou, mais tarde, a designar moralmente pessoas que representam, que fingem comportamentos.

Acredito que a hipocrisia só não entrou para o rol de pecados capitais porque Deus não queria que o Céu ficasse vazio. Nem mesmo sendo misericordioso seria evitado o esvaziamento dos campos divinos. provavelmente restariam umas quatro pessoas, sendo que nem mesmo aqueles escolhidos por seu filho escaparia de Sua ira.

O motivo de tanta revolta? talvez a forma como a hipocrisia seja socialmente aceita, como ela é tida como perniciosa mas amplamente utilizada. Não acredito que seja um uso inocente, automático, como os vícios de linguagem. Parece que esta é a forma mais fácil de autopromoção como pessoa sensível as desmazelas humanas. Nada mais patético. O caso da devastação em Santa Caterina é apenas o exemplo mais recente. Campanhas de solidariedade, de doação, artistas que apelam, pessoas que choram. Chega a revoltar o meu estômago. As mesmas pessoas que se sensibilizam são as que desejam que presidiários apodreçam na cadeia, que preferem ver a novela das oito a ver a guerra civil em países da África, que chamam parte dos menores abandonados de "delinquentes".

Pergunto-me: por qual razão? será que a tragédia em SC é mais tocante do que 50 pessoas dividindo um espaço de menos de 20m² com ratos, sem ter uma privada decente? Será que é maior do que crianças que cheiram cola dia e noite, durante anos, para suportarem a fome? I don't think so... Essa atitude tem mais a ver com o medo da imagem negativa que vai se formar caso a pessoa não seja solidária pelo ocorrido do que por iniciativa própria. Tragédias como essa aparecem nos jornais, são comentados, vistos. Nesse caso é necessário que nossos pares vejam que pensamos da mesma forma. Seja parte do rebanho ou seja um pária. Decida o lado em que você quer viver e morrer.

Abre-se mão da individualidade, da sua liberdade em prol da aceitação do grupo. Finge-se aceitar algo, acreditar em algo para que não haja exclusão, olhares "tortos". Pessoalmente acho que é uma troca injusta. De um lado há o que acredito, o que sou e de outro alguém que não sou, fingindo algo que não sinto. Deixo de ser quem sou para ser a imagem que os outros querem que eu seja. Detalhe que isto é apenas uma imagem efêmera... assim que não estiverem olhando eu volto a agir e a pensar como antes.

Ah, então dessa forma não tem problema, certo? por ser algo de caráter provisório, a hipocrisia pode ser tolerada, já que não causa danos permanentes. Não duvido, em momento algum, disto. Entretanto, não esqueçam que um candidato a governador nos EUA, Tom Bradley, perdeu a eleição por este motivo. Os eleitores afirmavam que votariam em um candidato negro, as pesquisas mostravam que ele já havia ganhado a eleição. O que se provou, no dia, foi o extremo oposto. Ele perdeu a eleição porque as pessoas que participaram da pesquisa - e tantas outras além destas - acharam que era de "bom tom" dizer que não eram racistas. Era apenas isso... palavras.

Então aqui vai um conselho. Seja autêntico. Se você é contra união gay, que seja. Se você não dá a mínima para a quantidade de pessoas que morreram em algum acidente, que assim seja. Só não se permita ser influenciado pelo meio que está inserido, abrindo mão de sua personalidade para passar a ser admirado por uma mentira na qual você se tornou. E que se houver alguma mudança em sua opinião ou comportamento que seja por sua iniciativa e não apenas para consruir uma imagem falsa de si.

0 Comments: